.

.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

ESCREVENDO UM LIVRO - A Saga P.5: A necessidade de um ROTEIRO



Nas minhas primeiras tentativas ao escrever um livro, eu ficava extremamente perdida, confusa com as ideias, e muito, mais muito bloqueada, e isso porque faltava um ROTEIRO, pra me guiar na história. 
O tempo se passou, e eu comecei a PESQUISAR ideias, táticas, maneiras, inspirações para escrever. E foi assim que eu conheci os meus amados roteiros. ♥ Talvez quem não escreve, não tenha noção de como é importante ter um, mas se você meu amigo está planejando escrever um livro, ou qualquer história na qual inclua personagens, cenários, e muitas situações, você vai precisar MESMO.
Ter um roteiro para história, é basicamente TER A HISTÓRIA (para mim pelo menos). Roteiros são necessários para Personagens, Cenários, Capítulos, Países, Cidades, enfim, tudo. Eles ajudam também a você não se perder ao citar algum fato na história, como por exemplo: 
1. Você inicia a história dizendo que fulaninha é branca, dos cabelos naturalmente loiros e olhos verdes. Mas no meio do livro (caso você não tenha anotado no seu roteiro de personagem), você coloca que a mesma fulaninha é branca, dos cabelos loiros da raiz preta e olhos azuis;
2. A cidade da sua história só tem casas verdes, mas no meio da história você coloca que todas as casas são azuis.
Entendeu? As vezes os detalhes são mínimos mas o leitor nota, então, CUIDADO.
Outra coisa que faz o roteiro ser muito importante, é o CONHECER. Conhecer seu personagem, seus cenários, seu país, sua cidade. 
Uma coisa que eu leio muito sobre escrever um livro, é que o autor deve conhecer totalmente seu personagem. Cada defeito, qualidade, gostos, desejos, obsessões,sua família, absolutamente tudo. E para você não se perder nisso, o roteiro entra. A mesma coisa funciona com os cenários, (que eu ainda acho ainda mais difícil do que os personagens) você tem que saber se a estátua está na praça A, B ou C, e não se atrapalhar com isso no meio da história.   

Atualmente, eu organizo todas as minhas ideias pelo Google Docs, e é nele onde estão todos os meus roteiros. Abaixo estarei disponibilizando o link para vocês conseguirem copiar as informações necessárias para compor o personagem.




Um beijo enoooorme, Izzy.





3 comentários:

  1. Fazer um roteiro é difícil... falo isso porque parece que pra mim as idéias vai fluindo e eu registro elas logo pra não esquecer e deixo pra organizar depois. Mas vou ver se consigo colocar em pratica essa dica.
    Caramba você é muito organizada! Roteiro de personagem e roteiro da história... demais!

    ResponderExcluir